Edifício com garrafas

Foto de Rick Gush

Enquanto espero o solo secar para preparar os canteiros para o plantio de primavera, passo um tempo no jardim construindo um novo terraço na parte inferior do penhasco.

Como uso garrafas de vidro vazias em vez de tijolos, a primeira fase dos meus projetos é sempre montar uma grande quantidade de garrafas. Eu tinha estocado quase mil garrafas um mês ou mais atrás, então pensei que estava bom e pronto para a construção do novo terraço.

Bem, na verdade, agora que a parede está quase pronta, sei que o projeto vai precisar de ainda mais garrafas do que eu havia preparado. Felizmente, há muitas garrafas disponíveis para coletar e meus vizinhos continuam a trazer suas garrafas vazias para eu reciclar.

Para fazer as paredes do terraço, empilhei as garrafas entre camadas de concreto fresco, mantendo o fundo das garrafas alinhado com a borda externa da parede e deixando as tampas grudarem na área da cama. As paredes resultantes são muito fortes, embora o concreto tenha realmente apenas cerca de 20 a 25 centímetros de espessura na maioria dos lugares.

Foto de Rick Gush

Em pontos-chave, onde a parede é ancorada à rocha e em ângulos agudos, dobro a espessura do concreto para dar resistência extra.

Depois que as paredes estão construídas, coloco uma fileira de tijolos de argila ou blocos de construção ocos que servem como borda superior. Os blocos e tijolos laranja adicionam um toque decorativo que atua como um tema visual e faz uma borda com acabamento resistente e agradável na parte superior das camas.

Antes de encher o terraço com solo novo, eu geralmente derrubo os gargalos das poucas filas superiores para que as garrafas mais próximas da eventual superfície do leito fiquem cerca de trinta centímetros abaixo da superfície do solo, o que é bem abaixo do normal profundidade de cultivo.

Também vou tirar as frentes de algumas garrafas na linha superior e preencher o espaço com sujeira para que possa plantar coisas penduradas que irão eventualmente cobrir grandes partes da parede frontal.

Este penhasco onde os terraços do jardim são construídos era muito íngreme para andar e muito coberto para escalar quando comecei, mas agora o matagal quase acabou e há uma série de grandes áreas de terra plana para plantar com uma rede de degraus que conduzem subir e descer as encostas.

O sol que se reflecte nas garrafas é atractivo e embora as plantações sejam ainda jovens e o jardim vá ficar mais bonito dentro de alguns anos, já é muito mais agradável do que os arbustos e as vinhas silvestres que sufocavam a zona.

Como sempre, não importa o quanto eu construa, o jardim sempre parece inacabado para mim. Quando olho para o jardim, os quatro dos cinco próximos grandes projetos parecem todos bastante urgentes. Estimei que esta fase de construção duraria dois anos quando comecei o jardim há quatro anos. Atualmente, estimo mais dois ou três anos até que o jardim realmente pareça espetacular.

<>

Assista o vídeo: garrafas separadas - #DoseExtra06 A tragédia no Edifício Joelma (Junho 2022).

1. Zelig

Tenho certeza disso.