Conheça a ema, que já foi vista como rival da carne

FOTO: Shutterstock

O que aconteceu com a moda do emu? Na década de 1990, parecia que a emu seria a alternativa de carne vermelha mais magra, mais verde e que daria à indústria da carne bovina alguma competição real. Mas o mercado deu um mergulho acentuado e os fazendeiros americanos abandonaram, praticaram eutanásia e até mesmo libertaram milhares de emas. Alguns fazendeiros perderam investimentos de cinco dígitos em aves reprodutoras. Se você está pensando em aceitar emas como gado de nicho, certifique-se de compreender seu comportamento natural e de poder atender às suas necessidades específicas.

Você conheceu um Emu?

A maioria das pessoas não viu um de perto, e isso é por um bom motivo. Mesmo que emus sejam inocentemente curiosos sobre os humanos, eles são um animal domesticado recentemente, e seu instinto de lutar ou fugir é mais parecido com lutar ou correr (porque eles não podem voar). Eles têm poucos predadores naturais, muitos dos quais já foram extintos, mas esses instintos de autodefesa são tão afiados quanto as garras que apontam seus dedos do pé de 15 centímetros na ponta de pernas extremamente poderosas que pulam e chutam.

Emas são nativas da Austrália, onde era ilegal criar emas comercialmente até os anos 1990. Os grandes pássaros vivem soltos no outback há cerca de 80 milhões de anos, sobrevivendo e migrando através de diversos ecossistemas, incluindo pastagens, bosques e matagais. Eles pastam em uma grande variedade de tipos de plantas, comendo gramíneas, frutas, sementes e brotos, além de uma grande variedade de insetos. Em vez do bico afiado de um pássaro predador ou mesmo de uma galinha que bica no solo em busca de sementes, a emu tem um bico mais macio, adequado para pastar.

Asas pequenas, pernas grandes

As emas pertencem ao grupo das aves corpulentas e que não voam, chamadas ratites, que também incluem avestruzes, casuares, kiwis e emas. Por volta dos 6 meses de idade, os emus chegam a ter 1,80 metros e pesar 150 libras. Eles podem viver até 30 anos e produzir ovos por cerca de metade de sua vida.

Em emus, a natureza redistribuiu o poder que a maioria dos pássaros tem em seu esterno para voar. Aproximadamente a mesma quantidade de músculos que uma ave desse tamanho levaria para bater suas asas está presente nas pernas enormes e fortes, em vez das asas. O peso daqueles grandes corpos batendo no chão é amortecido por fêmures porosos e pneumáticos, que são os únicos ossos no corpo deste pássaro que são como os de pássaros no ar. Além disso, almofadas grossas cobrem a planta dos pés de emus. Esses pés são conhecidos por quebrar cercas de metal ou simplesmente pular sobre elas.

Como outros animais que sobrevivem em climas adversos, como o camelo, as emas são tolerantes à seca. Suas penas possuem duas texturas com pelo menos duas funções. Penas macias e fofas perto do corpo isolam o pássaro e o protegem do superaquecimento; penas mais longas, semelhantes a fios, as cobrem e dão uma aparência de grama que dá uma boa camuflagem. Seus olhos possuem membranas nictitantes para proteção contra vento e areia. Emas também têm adaptações para climas secos e frios; suas complexas passagens nasais capturam e condensam a umidade do ar e adicionam muito mais água a um sistema de armazenamento interno. Outra semelhança com os camelos é a almofada de armazenamento de gordura da emu em suas costas e a notável capacidade de manter uma temperatura corporal estável, apesar das mudanças extremas no clima.

Emu Dads ficam chocados

Ao contrário da maioria das espécies de pássaros, as fêmeas se exibem para atrair os machos e lutar agressivamente com as fêmeas concorrentes. Emus machos constroem o ninho e, além de botar o ovo, fazem toda a maternidade típica. Eles desenvolvem um canteiro de cria, incubam ovos, alimentam filhotes e defendem ferozmente seus filhotes. As emus fêmeas freqüentemente são promíscuas e acasalam com alguns machos diferentes, alguns dos quais cuidam dos ovos de outros pais. Emas não são animais muito sociais e não formam bandos ou manadas, a menos que estejam migrando. No entanto, eles formam laços familiares estreitos, pois ambos os pais criam um filhote até que ele esteja totalmente crescido.

Apesar de todo o entusiasmo que cercou o marketing de emu duas ou três décadas atrás, o grande pássaro desapareceu nas periferias das pequenas fazendas mais uma vez. Talvez seja melhor assim. A quebra do mercado pode ter sido uma lição difícil, mas podemos precisar aprender que alguns pássaros devem permanecer selvagens e correr livres, não importa quanta carne carreguem.

Assista o vídeo: COMO FAZER CANALETASULCO NA MADEIRA (Agosto 2022).